Promover condições que contribuam para o empoderamento da comunidade, incentivem o desenvolvimento e transformem a vida das pessoas.

Atuação na Comunidade desde 1957

Em mais de 65 anos de existência, demonstra consistência na implementação de seus serviços, programas e projetos sociais com muita credibilidade junto à opinião pública. Contribuímos para a formação do cidadão ético, comprometido com valores familiares e comunitários, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e social, promovendo a construção da cidadania com foco na sustentabilidade das suas ações.

Ser reconhecida como organização da sociedade civil referência em programas que oportunizam a transformação na vida das pessoas.

  • Ética e Transparência;

  • Solidariedade e Acolhimento;

  • Confiança e Compromisso;

  • Respeito a vida, as pessoas e ao meio ambiente;

  • Transformação Social.

Missão

Visão

Valores

1957

Fundação da Associação de Assistência e Proteção à Infância São João Maria Vianney. O foco do trabalho era a Assistência Social, a Puericultura e a Saúde.

Linha do Tempo

1964

A entidade passa a chamar-se ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SÃO JOÃO VIANNEY.

1967

Filia-se a Fundação FEAC, organização do terceiro setor que atua em prol da cidadania ativa e do bem-estar social na cidade de Campinas/SP e região com ênfase no assessoramento da assistência social.

1968

Filia-se à Secretaria de Estado da Promoção Social.

1970

A Igreja Católica cede em contrato de comodato o terreno localizado à Rua Macaraí, 305 - Vila Cura d'Ars onde foi levantada a nova sede da Vianney.

1980

Contrata-se a primeira Assistente Social para realizar os atendimentos a população em situação de vulnerabilidade social.

1989

Surge a Oficina Escola Integrada de Marcenaria em parceria com outras três organizações e sob orientação e supervisão do SENAI, com o conteúdo programático e a emissão de certificados .

1990

Implementação de Cursos Profissionalizantes em diversas áreas. Depois de alguns anos, os cursos foram desativados em função de mudanças na legislação.

2001

As crianças de 7 a 14 anos que eram atendidas na sede do Centro Comunitário da Administração de Moradores do Bairro da Vitória foram transferidas para uma nova Unidade da Vianney.

2004

Foi adquirida a Unidade I - Casa Monsenhor Bruno Nardini, cujos trabalhos foram totalmente direcionados a formação cidadã educacional de Jovens. Posteriormente o projeto foi transferido para a Casa Pe. Benedito Malvestitte.

2009

Marco Legal: Tipificação dos Serviços de Assistência Social. A Vianney reforça sua vocação em Assistência Social.

2014

Reestruturação dos projetos com atividades socioeducativas diferenciadas e intergeracionais.

2015

O projeto Despertando Talentos para a Cidadania, que visa estimular as potencialidades das crianças, jovens e adolescentes por meio de oficinas e atividades socioeducativas recebe patrocínio da Petrobrás.

2019

Elaboração do Planejamento Estratégico para a Gestão da Organização e Implementação do Programa de Voluntariado, além da Reestruturação da Equipe.

2020

Aprovação do projeto "Elas Podem", apoiado pela Fundação Banco do Brasil, com objetivo de Gerar Renda para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

2022

Aprovação da segunda versão do projeto "Elas Podem", apoiado pela Fundação Toyota, com objetivo de Gerar Renda para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

2023

Aprovação do projeto "Raízes", voltado para o fortalecimento de Vínculos de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco social, apoiado pela Fundação FEAC; Aquisição de uma nova unidade na Vila Georgina para qualificação dos serviços oferecidos a comunidade.

2024

Aprovação do projeto "Elas Podem: Mulheres à Obra", apoiado pela Fundação Banco do Brasil, com objetivo de Gerar Renda para mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social.

Gestão

Na Vianney, acreditamos que o sucesso é alcançado por meio de uma equipe dedicada e apaixonada. Nossa organização é guiada por diretores voluntários comprometidos, que trabalham juntos para promover nossos valores e alcançar nossos objetivos.

Diretoria
  • Aparecido Tavares Gomes – Presidente

  • Paulo Zanella – Vice Presidente

  • Meires Maria Coelho Piacente - 1ª Tesoureira​

  • Maria Gonçalves da Silva - 2º Tesoureira

  • Shirley Maria Barão Duarte- 1ª Secretária

  • Elvira Regina Barbosa Mendonça - 2ª Secretária

  • Azael Mendonça Junior - 1º Titular do Conselho Fiscal

  • José Carlos Meira de Souza - 2º Titular do Conselho Fiscal

  • Emília Cristina Ferreira Magalhães - 3ª Titular do Conselho Fiscal

  • Cirso Berto - 1º Suplente do Conselho Fiscal

  • Sizínio Augusto Guimaraes Neto - 2º Suplente do Conselho Fiscal

  • Idalino Alves Pereira - 3ª Suplente do Conselho Fiscal

  • Caio Vinicius Biondo Caligiuri - Voluntário Gestor​

  • Marilene Floriano Oliveira - Voluntária Gestora

  • Silvana Nader - Voluntária Gestora