O Projeto Raízes, uma iniciativa conjunta da Associação São João Vianney e da Associação Beneficente Campineira (ABC), com o apoio da Fundação FEAC, tem como objetivo principal proporcionar à pessoas em situação de vulnerabilidade escolhas alimentares mais conscientes e o acesso a alimentos em quantidade e variedade satisfatórias. Através da educação nutricional, o projeto busca impactar positivamente a qualidade de vida da comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.

Associação de Assistência Social São João Vianney

Atende um grupo de 20 pessoas, incluindo jovens, adultos e idosos, no Jd. Cura d'Ars - Campinas/SP

Associação Beneficente Campineira (ABC)

Atende 90 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, no Jd. São Marcos - Campinas/SP

CICLOS DO PROJETO

Alimentar e
Construção da Horta

Alimentação Saudável e Conscientização Ambiental

Colheita e
Preparo dos Alimentos

Este ciclo começa com um programa formativo para os educadores, que lidera a construção de uma horta. Eles compartilham seu conhecimento com o público beneficiário, cobrindo etapas como planejamento da horta, uso de ferramentas, preparação do solo e adubação. A horta se torna um "laboratório vivo" para experimentar o processo de cultivo.

Durante esta fase, os participantes aprendem a tomar decisões sobre o plantio, além de receberem orientações sobre higienização, alimentação saudável e consumo adequado de alimentos. Também são oferecidas oficinas de reciclagem e ensinamentos sobre como criar uma horta em casa. Esta etapa culmina em uma "Feira de Vivência" aberta à comunidade, onde cada grupo beneficiário monta sua exposição com conteúdos relevantes e de fácil reaplicação.

Focada na colheita dos alimentos cultivados na horta, esta fase inclui a preparação de receitas que valorizam o aproveitamento integral dos alimentos e sessões de degustação. Essa etapa promove a união e o prazer de compartilhar refeições juntos, seja em torno de uma mesa ou em um piquenique. As receitas desenvolvidas serão digitalizadas e compiladas no "Fichário de Receitas" do projeto, que será disponibilidade para os participantes e a comunidade.